quinta-feira, 6 de maio de 2021

Seleta de Sonetos Nº08maio21 * Órfãos de Orfeu Sonetos / BR

SELETA DE SONETOS Nº08/MAIO21


Quero compor um poema


Quero compor um poema,

que fale de nosso encontro a noite,

das doces palavras ditas

do amor que compartilhamos.


Que fale do êxtase vivido,

do orgasmo na fria madrugada,

das promessas  feitas

sem a preocupação da cumplicidade.


Que fale de seu corpo nu

sobre  os lençóis brancos

nos mistérios dos desejos.


Que fale do meu desejo,

que eternize o meu sonho

solitário, num quarto de hotel.


Valter Figueira 

(Do livro "Doces Encantos" EGM 2003.)



Da saudade fiz seu gosto
Andei, andei, pela sorte;
Com sonhos de ver meu gosto
Acolhido por um consorte.

Eu e você, manhã serena...
Nós, seres, sempre a procura,
Sendo amor para amar apenas,
Um gosto exposto ternura!

Carinhos bem escolhidos
Venerandos pela noite...
Reavendo o tempo perdido.

São sonhos que o sonho faz:
Essa verdade de afoite...
Que o tempo solta, me traz.

Lina Ramos/PI

Cortou as asas que usei
Vingando meu sentimento.
Nenhum mal assim pensei,
Ter feito em juramento;

Para merecer a ventura;
De creditar sofrimento,
Na estrada fiz loucura,
Apostei meu consentimento.

Data e hora pondo a prova:
Segurei em minha mente!
Plantei e colhi como sobra.

Parte de mim, foi fadada:
Posta comigo ausente;
Sentir na pele calada.

Lina Ramos/PI

À MEIA NOITE, A RONDA DO PRAZER 


*Quero te amar de todas as maneiras*

*que um homem pode amar uma mulher,*

*mais até do que sei e do que queiras*

*ser amada por outro homem qualquer.*


*Será um amor louco, sem fronteiras,*

*um escândalo para quem souber*

*como eu acendi todas as fogueiras*

*que se escondem num corpo de mulher.*


*Mas de tanto amar eu sucumbirei*

*um dia e só então, chegando ao fim,*

*o mundo lá de fora escutarei.*


*Dirão: amou-a mais do que podia.*

*E vou-lhes responder: ainda assim*

*eu a amei menos do que queria.*


Antonio Francisco Pereira/MG



*O homem já chegou em Marte,*

*onde a vista não alcança.*

 *Deixou lá seu estandarte*

*e a sonda Perseverança.*


*Assim, com engenho e arte,*

*cada vez mais ele avança*

*como um novo Bonaparte,*

*sem fuzil e sem a lança.*


*Eu louvo este belo feito*

*mas pergunto, até sem jeito:*

*Por que conquistar o espaço?*


*Por que toda essa despesa*

*não conquistou o pão na mesa*

*dos que não têm nenhum pedaço?*


Antonio Francisco Pereira/MG



Parabéns a Pedra Preciosa

                *(Esmeralda)*


Meus parabéns Esmeralda

Gostei da sua alta estima

Que no sopro do vento em calda

Te mantenha sempre em cima


Que a sua facilidade

Em sonetizar em rima

Te leve a eternidade

Como rara obra prima


Que a sua inspiração

Mantenha o seu coração

A criar o que te mima.


E daqui do meu sertão

O abraço e gratidão

Do poeta Euvaldo Lima.


Euvaldo Lima – Glória/SE

*O Pequeno Diminuto*

Um comentário:

  1. Poeta, minha imensa gratidão por publicar mais uma vez sonetinhos nossos na página.

    Obrigada ao poeta, Euvaldo Lima pelo soneto Parabéns à Pedra Preciosa!

    ResponderExcluir